sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Genéricos

Enquanto buscamos mais informações e fotos de camisas do Paysandu, apresentamos aos leitores do blog alguns clubes homônimos ao nosso querido Papão. 
Começamos pelo Paissandou (e não Paysandu) carioca. O Clube formado por estudantes ingleses é o primeiro e único time estrangeiro a ser campeão carioca de futebol, conquistando a Taça Colombo em 1912. O clube ainda existe, mas apenas para praticas esportivas amadoras.
Paissandu Atlético Clube - RJ
Outro Paissandu é o de Palhoça/SC. Esse clube disputa a liga principal de Palhoça e foi fundado em 1955. Suas cores são o preto e o branco.
Paissandu de Palhoça -SC

Os Black Boys, tri campeões de Palhoça em 2005
Agora sim, os mais homônimos da lista, os escritos com "Y". o primeiro é o  C. E. Payssandu, de Brusque-Sc. O clube foi fundado em 30/12/1918. Já foi campeão Catarinense em 1956 e da segunda divisão catarinense em 1986. Suas cores são o verde e branco

Payssandu de Brusqe/SC
Outro Paysandu é o do Piauí, clube que já teve em suas fileiras, nada mais, nada menos do que Iarley, um dos grandes ídolos recentes do Paysandu paraense. 
Iarley nos tempo de Paysandu do Piauí 
O Clube foi fundado por paraenses em 1918, por isso o nome Paysandu. O momento de maior glória do Clube da cidade de Parnaíba foi o vice campeonato piauiense de 1993, após eliminar o River nas semi-finais.
Paysandu de Parnaíba - PI

Time Vice-campeão de 1993
Do Paysandu - SP poucas informações foram encontradas, mas fica o registro do escudo do clube
Paysandu Futebol Clube - SP
Agora, temos três clubes oriundos do Uruguai, da cidade de Paysandu, que inspirou o nome do Papão Paraense.
O primeiro a ser destacado é o Paysandu Bella Vista, o clube foi fundado em 11 de janeiro de 1939. Em 1999 participou pela primeira vez da divisão principal do campeonato uruguaio. Nessa edição, participaram do torneio com o nome de Paysandu Bella Vista, mas mantendo o nome institucional de Atlético Bella Vista. Em 2005, jogando na segunda divisão, garantiu o acesso a primeira, mas foi suspenso por divida. Hoje o clube joga o campeonato da liga da cidade de Paysandu.
O "Auriblanco Pay Bella" - Paysandu Bella Vista - URU


O Paysandu Futbol Club foi fundado em 2003, tornando-se um dos clubes mais jovens do Uruguai. Ele foi formado pela fusão de vários clubes locais: Barrio Obrero, Centenário, Desportivo América, Endependiente, Juventude Unida, Olimpíco e Paysandu Wanderes, do qual falaremos depois.
Este novo clube jogou a primeira divisão de 2005/2006, mas foi rebaixado de volta para a segunda divisão do ano seguinte.
Paysandu Futbol Club - URU
E por ultimo, o que mais chamou minha atenção, o Paysandu Wanderers, que, junto com outros clubes, deu origem ao Paysandu futbol Club, mencionado a cima. 
Nesse caso, o que chamou a atenção foi as cores, azul e branco; bem como o padrão do uniforme, listrado na vertical, parecidos com os do Papão da Curuzú. 
Hoje o clube se dedica a varias praticas esportivas, disputando ligas departamentais da cidade de Paysandu - URU.
Paysandu Wanderers


Isso é um re x PA no Uruguai?


Equipe do Paysandu Wanderers e seu uniforme "uma listra branca, outra listra azul"

Nenhum comentário:

Postar um comentário